sexta-feira, 31 de julho de 2009

O tal do 'ING'...

Muitas pessoas questionam sobre quando e como utilizar o 'ING' nos verbos. Muitos acham que ele só serve para indicar uma ação que está sendo realizada naquele exato momento, mas esse nem sempre é o caso. O 'ING' possui diversos usos na gramática. Observe seus usos:

Utilizamos o 'ING' para indicar as diferentes formas do gerúndio (present continous/progressive, past continous/progressive, present perfect continous/progressive, etc). Veja os exemplos a seguir:

I'm working right now.
I was reading a book when you called me.
I have been working a lot lately.

Agora veja onde também é necessário o uso do 'ING' (nesses exemplos ele não significa que a ação está ocorrendo naquele momento, podendo representar outros tempos verbais também):

Após preposição o uso do 'ING' é obrigatório:

Thanks for reminding me.
She came to my house without calling me before.
After reading the book, please, tell me your opinion.

Após outro verbo:

I quit smoking two weeks ago.
She loves swimming.
They went dancing yesterday.

Quando iniciamos uma frase com um verbo:

Talking to strangers is dangerous.
Reading is good.
Eating fish is healthy.

Obs: quando iniciamos uma frase imperativa, o verbo NÃO deve vir com 'ING'. Exemplos:

Talk to me!
Write a note!
Don't move!

Espero que tenha ajudado. :)
Até o próximo post!


Nenhum comentário: